Programação da 17ª Scientex da Univasf começa com palestras, minicursos e oficinas
Estudantes e docentes dos sete campi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) se reúnem na 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) para compartilhar experiências e difundir conhecimentos nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. O evento teve início na manhã de ontem (27), no Campus Sede, em Petrolina (PE), com uma programação focada em palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas. Esta edição, que tem como tema “Univasf: 20 anos transformando vidas e construindo o futuro no semiárido”, será realizada até amanhã (29).
A estudante do 7º período do curso de Medicina Veterinária da Univasf, Gabriela Coelho, ministrou a oficina “Conheça quando o seu animalzinho mais precisa de você” e destacou a importância dessa ação para os estudantes. “A realização dessas oficinas é interessante porque conseguimos transmitir o que aprendemos na universidade. Além disso, podemos desenvolver nossa capacidade de oratória, de explicação e o nosso crescimento pessoal, pois, quando nos tornarmos veterinários e tivermos contato com os tutores, precisaremos transmitir segurança e confiança a eles”, comentou a discente.
Dentre as palestras realizadas pela manhã, destacou-se a intitulada “Mudanças Climáticas e Educação: preparando gerações para um futuro sustentável”, ministrada pela docente do Colegiado de Ciências da Natureza do Campus Serra da Capivara, Mayane Nóbrega. A palestra foi direcionada a professores em formação e abordou a atualização da Lei de Política Nacional do Meio Ambiente. “Não há um tema mais atual, urgente e necessário do que este. É preciso difundir o conhecimento, discutir, divulgar e repassar dados dessa urgência climática, entendendo que ela nos afeta diretamente no dia a dia. Precisamos trabalhar esse tema não apenas no ensino, mas também em nossas casas e comunidades”, afirmou Mayane.
Para o diretor de Pós-Graduação da Univasf e membro da comissão organizadora da 17ª Scientex, Daniel Menezes, a importância das atividades realizadas no primeiro dia está na aproximação entre estudantes de diferentes campi e no impacto que seus projetos podem ter na comunidade. “Por exemplo, as palestras e mesas-redondas são formas de promover o debate, enquanto as oficinas e minicursos oferecem práticas aos participantes. Assim, conseguimos nos aproximar da sociedade e integrar os próprios alunos, pois, por meio dessas ações, mostramos as atividades de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidas na Univasf”, declarou.