IV Worksop em Horticultura Irrigada do Vale do São Francisco acontece na Uneb
O IV Workshop em Horticultura Irrigada do Vale do São Francisco, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI) do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da UNEB, aconteceu no dia 20 de setembro, em Juazeiro. O evento, que chegou à sua quarta edição, teve como tema a “Horticultura 4.0: Tecnologias e inovações no Vale do São Francisco” e reuniu estudantes de Engenharia Agronômica da UNEB, alunos do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco- CETEP, além de produtores rurais da região.
“O termo horticultura está relacionado à fruticultura e olericultura, juntando as duas partes formamos a horticultura, e o 4.0 reflete a tecnologia, a inovação, o foco do agro, ou seja, é a inovação da horticultura dentro do agro”, explica a coordenadora do PPGHI, Ana Rosa Peixoto, sobre o tema do Workshop.
A certificação de frutas foi o tema da palestra de abertura do evento ministrada pela engenheira agrônoma, Dra. Márcia Andrade. Ela afirma que a certificação é uma tecnologia promissora e importante para os produtores da região, “A certificação é uma inovação tecnológica, então quando o produtor é certificado ele tem práticas agrícolas de forma sustentável, ele tem uma agricultura sustentável.” relatou.
O engenheiro agrônomo, Dr. Vagner Rodrigues Filho, palestrou sobre o manejo biológico da bananeira. Lucas Moniz, estagiário em uma empresa de nutrição mineral de plantas, comentou que o evento contribui com essa interação com a universidade, as instituições públicas e com setor produtivo privado, tentando passar o máximo de informação de qualidade para o produtor rural. “As palestras são de alta qualidade”, completou.
O evento contou ainda com a palestra sobre nematoides na hortifruticultura, ministrada pela Dra. Patrícia Oliveira, pesquisadora e nematologista.
Os participantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas práticas, abordando diversas temáticas ligadas à inovação e tecnologia no campo, alinhadas ao conceito de Horticultura 4.0.
Em entrevista sobre a importância desse momento na universidade, a diretora do DTCS, Gertrudes Macário, reforçou a importância de acompanhar o avanço das tecnologias. “Hoje, a pessoa que está nesse meio e não mergulha na horticultura 4.0 fica fora do mercado”. A diretora também falou sobre a importância da presença dos alunos da rede de ensino público da Bahia. “A participação de alunos, do ensino médio, do ensino técnico, em um workshop como esse, é muito importante para eles conhecerem as tecnologias que estão sendo aplicadas no setor do agronegócio no Vale do São Francisco. Hoje, quando se pensa em agricultura, a questão da inovação em tecnologia é muito forte”.
O Workshop proporcionou um importante espaço para a troca de experiências entre os estudantes, profissionais e produtores locais, reforçando o papel do Vale do São Francisco como um polo de referência em horticultura irrigada e inovação tecnológica.
—
Texto por Rayssa Keuri – especial para a ASCOM/DTCS/UNEB
Fotos: André Amorim