Centro de Cultura João Gilberto vai exibir Filme Romero de forma gratuita nesta sexta (20)
Exibição também comemora os 50 anos do cineasta Hertz Felix.
Por: Valterlino Pimentel, popular Pinguim//
HERTZ FÉLIX – UMA HISTÓRIA NOS PALCOS DA VIDA
Nascido aos 15 de setembro de 1961 na cidade de São Paulo. Em 1964, deixou a capital paulista com seus pais para morar no Distrito de Pinhões. Dez anos depois, em 1974, veio morar em Juazeiro, onde estudou no Colégio Dr. Edson Ribeiro, Colégio Polivalente, Escola Agrotécnica e finalmente no Colégio Municipal Paulo VI, onde cursou Administração. No decorrer dos anos, tornou-se Ator, dramaturgo e cineasta, produtor cultural, professor e carnavalesco. No último dia 15, o artista completou 63 anos de idade e meio século de trajetória artística, marcada por lutas e glórias dentro e fora dos estúdios, palcos, ou nas ondas do rádio. Uma vida inteira dedicada ao teatro; às radionovelas; ao cinema, dividindo ainda seu tempo como educador, pois também atuou como professor de artes e Redação no Colégio Dom Bosco de Petrolina por 11 anos consecutivos.
Atuou como Coordenador de Eventos em três administrações públicas. Como ator, iniciou seus trabalhos na capelinha do horto florestal, com a peça infantil de sua autoria "O Bruxo Misterioso”. Anos depois passou apresentar seus trabalhos no teatro Brasinha. E quando o Centro de Cultura João Gilberto foi inaugurado, o irrequieto Hertz passou a atuar, produzir e escrever suas peças teatrais. Em 1983, escreveu sua primeira radionovela "Tempestades Humanas”, para a Fundação Emissora Rural. E em 1986, produziu seu primeiro filme autoral "Seara Prometida”, produzido no Vale do Salitre. Em 1985, Ingressou na televisão participando da telenovela "Meus Filhos, Minha Vida" " e Jerônimo”, ambas no SBT. Marcando posteriormente, participação na telenovela Marcas da Paixão, produzida pela Rede RECORD e, por último, na Minissérie Amores Roubados, pela Rede Globo de Televisão.
Seus belíssimos trabalhos como ator e diretor nos remete aos momentos de muita emoção quando contracenou com artistas da época, alcançando sucesso de público e reconhecidos pela crítica com elogios pelas participações nas emissoras de rádio e TV.
Participou de 67 peças teatrais, 21 radionovelas, 19 filmes, 4 telenovelas. (2 no SBT, 1 na Rede Record, 1 na Rede Globo). Nessa sua jornada formou muitos atores que elevam a cultura de Juazeiro “destaque" devido as grandes atuações pelos palcos do
Brasil afora e reconhecidos nacionalmente.
“Quem acompanha a história cultural de nossa cidade, sabe a importância de compreender as ações, contextos e mudanças que acontecem ao longo do tempo". O poder público municipal, nem sempre tratou a cultura com responsabilidade. “A dificuldade financeira, quando se buscou, foi a primeira porta a ser fechada ao apresentar um projeto cultural. O tempo passa e Hertz ainda resiste apresentando suas obras como esta que vocês assistirão agora, "ROMERO”. Seu último filme com a participação especial da atriz global "Luci Pereira" para celebração dessas cinco décadas de produções em palcos, rádios, cinema e televisão. Hertz Felix, fez de suas obras um veículo de entretenimento, nos divertindo e nos trazendo grandes emoções e reflexões com suas histórias temáticas, como esta que vamos assistir, contando a vida do adolescente ROMERO. Mais uma estória como testemunho de sua carreira que perdura por 50 anos de Cultura. Salve, Salve Hertz Felix, os aplausos são poucos para este grande artista.