Aulas-passeio celebram 129 anos de Petrolina
Programação da Escola Sesc promove roteiros históricos interativos com alunos do Ensino Infantil e Fundamental.
Em celebração ao aniversário de Petrolina, comemorado no dia 21 de setembro, a Escola Sesc realiza nos dias 9, 10, 11, 12, 13 e 17, um roteiro histórico destinado aos alunos do Ensino Infantil e Fundamental. As aulas-passeio denominadas “Minha Cidade tem História e Memória”, buscam reconhecer a importância da história do território onde a escola está inserida, aproximando os estudantes do patrimônio local, proporcionando uma experiência educativa e cultural.
Cada turma participa do passeio no horário de aula, acompanhada por professores que apresentam informações referentes aos locais visitados. Petrolina celebra no dia 21 de setembro, 129 anos. Os conteúdos já estão sendo vivenciados em sala de aula, e em seguida, os estudantes visitarão locais que ajudaram a construir a identidade da cidade, para aprender de maneira interativa e significativa. No roteiro, estão: a Praça Dom Malan, Praça do Centenário, Petrolina Antiga e Orla, finalizando com um piquenique.
“As aulas-passeio em alguns espaços históricos de Petrolina, favorecem a aprendizagem e a formação dos estudantes, além de permitir aulas mais significativas e estimulantes fora do espaço escolar, valorizando a identidade, a posse do território e a ampliação cultural”, destaca a supervisora pedagógica da Escola Sesc Petrolina, Rita de Cássia Barros.
Cidade – Terceiro município mais populoso de Pernambuco, Petrolina tem seu desenvolvimento econômico ligado a fruticultura irrigada. A cidade está localizada em uma área que no século XIX, era conhecida como Passagem de Juazeiro, por ser o caminho por onde passavam viajantes com destino à Bahia e aos estados do Sul, e por fazer divisa com a cidade de Juazeiro, separada apenas pelo Rio São Francisco.
Em 1840, a localidade passou a ser sede de um pequeno núcleo de moradores. A partir de 1862, o povoado foi elevado à categoria de Vila, recebendo o nome de Petrolina, em homenagem ao Imperador D. Pedro II e a sua esposa Dona Leopoldina. Em abril de 1893, Petrolina foi declarada município autônomo e em julho de 1895, através da Lei nº. 130, foi elevado à categoria de cidade, sendo oficialmente instalada em 21 de setembro do mesmo ano.