Comissão da Mulher da Câmara de vereadores debate políticas de melhorias em partos para gestantes em Petrolina

Após diversos casos que depõem contra a saúde do público feminino, mais precisamente de mulheres gravidas que relatam encontrar dificuldades para conseguir atendimento médico pediatra em trabalhos de partos nos hospitais IMIP do Malan e na Casa de Parto (Ambos em Petrolina) vereadoras debatem o tema com membros do Movimento de Mulheres e do “Sou Mãe e Tenho Medo?” em busca de soluções para a problemática.

A  convite da Comissão da Mulher de Petrolina presidida pela vereadora Maria Elena Alencar (MDB) e que tem como relatora a vereadora Samara da Visão (SD), o movimento intitulado “Eu Sou Mãe e Tenho Medo?”, esteve reunido como a referida Comissão no plenário da Câmara de Vereadores de Petrolina na manhã desta segunda-feira (08). Eles formularam documento para sensibilizar as autoridades competentes a cerca da problemática para um parto seguro e humanizado.

De acordo com uma das líderes do Movimento “Eu Sou Mãe e Tenho Medo?” – Luciana Santos, nesta primeira reunião foram abordadas varias queixas de mulheres gravidas contra o Hospital Imip Dom Malan a exemplo de um vídeo que circula nas redes de uma mãe que clama por atendimento da filha gravida em frente ao hospital e não conseguiu atendimento em Petrolina.

“Nós precisamos chamar a atenção das autoridades, pois, a superlotação é uma realidade naquele hospital e para mudar esse quadro precisamos da ampliação urgente de leitos, um atendimento mais humanizado e que a Rede Peba funcione como se deve”, enumerou Luciana Santos.

Para a Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente e relatora da comissão dos Direitos Humanos na Câmara Municipal de Petrolina – vereadora Maria Elena Alencar (MDB), a ideia de convocar o movimento para um debate pacifico na Casa Legislativa é justamente provocar as autoridades competentes na solução da problemática do atendimento ao parto do IMIP Dom Malan no Município.

“Dos encaminhamentos desta reunião nós elaboramos um requerimento que vamos dá entrada nesta terça-feira (09) solicitando uma audiência pública e convidando num momento apropriado a presença da coordenadora geral do IMIP representando o governo do estado e também a secretária municipal da saúde e todos esses atores que versam sobre a saúde pública em Pernambuco e aqui no município”, pontuou a vereadora Maria Elena.

De acordo com a vereadora Samara da Visão é inadmissível a precariedade no atendimento as mães tanto no IMIP Dom Malan como na Casa de Parto de Petrolina é preciso uma solução.

“ Nosso gabinete aqui na Câmara está à disposição para ouvir as demandas das mães e vamos fortalecer as discussões buscando soluções juntos as autoridades para melhorar o atendimento das mulheres que tem que ter um parto mais humanizado. Temos que mudar essa triste realidade em Petrolina”, enfatizou a vereadora Samara da Visão.

Para chamar atenção do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Petrolina, o Movimento “Sou Mãe e Tenho Medo?” fará uma manifestação nesta terça (09) a partir das 8h em frente ao Hospital IMIP Dom Malan passando por algumas ruas do centro da cidade com faixas e cartazes e apoio de carro de som para cobrar mudanças no atendimento as mulheres gestantes.

Por: Jean Brito

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Enviar Mensagem
Fale com o Jean Brito Notícias
Olá! Seja bem-vindo ao Portal,

Envie sua notícia com vídeo, fotos e áudios por aqui.

JBrito agradece pela sua audiência.